Política

Lula fala em fracasso dos ACM e incentiva candidatura própria municipal do PT

Montagem BNews/ Vagner Souza
Ex-presidente ressalta os 16 anos de governo petista na Bahia durante ato em Salvador nesta quinta (14)   |   Bnews - Divulgação Montagem BNews/ Vagner Souza

Publicado em 14/11/2019, às 16h53   Marcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp


Durante discurso na reunião da Executiva Nacional do PT, nesta quinta-feira (14) no Wish Hotel da Bahia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os governadores petistas acabaram com a fama dos ACM na Bahia, com os 16 anos de administração petista no governo do estado.

"Se eles fossem ruins, não teriam acabado com a fama dos ACM aqui na Bahia. 16 anos de governo e ainda quer eleger o sucessor no primeiro turno ", declarou o ex-presidente. Lula incentivou ainda que os diretórios municipais do partido lancem candidatura própria nas eleições municipais de 2020.

Vale lembrar que o PT assumiu o governo do estado da Bahia em 2006, quando Jaques Wagner, até então, ministro no governo Lula, venceu no primeiro turno, o então governador Paulo Souto (PFL, atual DEM), quebrando um ciclo de quatro mandatos consecutivos do antigo PFL no governo da Bahia. 

Candidato à reeleição em 2010, Wagner derrotou novamente Paulo Souto no primeiro turno da disputa. Já em 2014, Wagner emplacou o seu sucessor Rui Costa, que venceu Paulo Souto no primeiro turno da disputa. Em 2018, candidato à reeleição, Rui Costa foi eleito novamente em primeiro turno, com 75,5% em disputa contra Zé Ronaldo (DEM).

Nesta quarta-feira (13), o prefeito ACM Neto (DEM) minimizou a influência que o ex-presidente Lula (PT) terá na eleição de Salvador em 2020. 

"A minha posição não tem nada a ver com a posição do ex-presidente Lula. Todos sabem que ele é meu adversário político, fez campanha contra mim em 2012. Eu ganhei dele. Fez campanha contra mim em 2016 e eu ganhei dele. Ele estava livre, como está agora, esteve em Salvador no auge da sua força política, em momento em que estava muito mais forte do que hoje. Mas a população de Salvador compreendeu que eleição municipal é municipal, que na eleição municipal nós tratamos de temas do município", declarou Neto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp