Política

Deputado é chamado de racista após arrancar quadro sobre agressão policial da Câmara

Reprodução/Twitter
O cartunista Carlos Latuff, autor da obra, condenou a ação, por meio de uma publicação no Twitter  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 19/11/2019, às 18h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP) arrancou da parede da Câmara Federal uma imagem que integrava uma exposição sobre racismo no Brasil. A imagem ilustrava um policial armado e um rapaz negro, algemado, estendido no chão, com a camisa do Brasil. No cartaz, lia-se a frase “O genocídio da população negra”. Nesta quarta-feira (20) é comemorado o Dia da Consciência Negra.

Segundo o blog BR Político, do Estado de S.Paulo, o cartunista Carlos Latuff, autor da obra, condenou a ação, por meio de uma publicação no Twitter. 

“Essa agressão de um policial militar, que por acaso também é um parlamentar, contra uma charge exposta no Congresso Nacional e que denuncia a violência policial, nos leva a seguinte reflexão. Se fazem isso contra um cartaz, imagine contra gente de carne, osso e pele negra!”, escreveu.

Deputados presentes na Câmara se posicionaram após o ocorrido. “Ele não suportou uma exposição que registra a presença negra na história do Brasil nos diversos campos. E veio aqui e arrancou parte da exposição, onde havia a denúncia de um genocídio negro no Brasil”, afirmou a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Após arrancar o cartaz, o coronel Tadeu justificou a ação. “Fiz um protesto, isso não dá, maioria dos PMs tbm é negra”, afirmou ao BR Político.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp