Política

Governo autoriza ocupação de produtores em polo de irrigação na Bahia

Valter Campanato/Agência Brasil
A expectativa é que, até o fim deste ano, pelo menos 1,2 mil hectares estejam em operação  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 22/11/2019, às 20h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, participou nesta sexta-feira (22) do ato de assinatura de 203 autorizações de ocupação e operação a produtores rurais no Projeto Público de Irrigação Baixio do Irecê, em Xique-Xique, no norte da Bahia. A produção vai alcançar mais de 16,5 mil hectares, divididos em 375 lotes individuais e empresariais, que contam com terrenos irrigáveis e áreas que serão utilizadas na produção agrícola de sequeiro.


“É um marco para o desenvolvimento regional e para essa região da Bahia. É um sonho realizado para os produtores, que finalmente poderão passar a operar após tantos anos de espera. O governo do presidente Jair Bolsonaro tem esse objetivo de tirar as promessas do papel e fazê-las acontecer, viabilizando a produção que vai gerar riqueza, trazer empregos e permitir que essas comunidades tenham renda para ter mais qualidade de vida”, destacou o ministro.

As principais culturas locais são algodão, cana-de-açúcar, frutas e legumes. A expectativa é que, até o fim deste ano, pelo menos 1,2 mil hectares estejam em operação. 

As etapas 1 e 2 do Baixio do Irecê têm previsão de produzir 16 mil toneladas de frutas e 83 mil toneladas de grãos. A expectativa é que tenham um valor bruto de produção anual de R$ 140 milhões e gerem 20 mil empregos diretos e indiretos.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp