Política

Léo Prates pede desfiliação do DEM baseada em "discriminação política pessoal"

Vagner Souza/Arquivo BNews
No pedido, Prates, que tem tido a filiação ao PDT para concorrer à prefeitura de Salvador em 2020 ventilada há alguns meses, alega que a retaliação teve início há dois anos  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 05/12/2019, às 14h16   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

Atual secretário municipal de Saúde e deputado estadual licenciado, Léo Prates pediu desfiliação do DEM ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) no último dia 2 baseada em "discriminação política pessoal", que estaria sofrendo dos correligionários.

No pedido, Prates, que tem tido a filiação ao PDT para concorrer à prefeitura de Salvador em 2020 ventilada há alguns meses, alega que a retaliação teve início há dois anos. O diretório estadual do DEM estaria contrapondo e repreendendo todos os posicionamentos e falas do secretário.

"Cumpre destacar, Excelência, que tais posicionamentos nunca foram de encontro aos ideais pregados pelo Partido Democratas, o que reforça a tese de pura e simples perseguição/discriminação pessoal", escreveu a defesa.

O pedido de Léo Prates ao Tribunal é feito com a justificativa de "justa causa", o que não traria como consequência a perda do mandato. São considerados motivos para uma saída justificada: mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; grave discriminação política pessoal; e mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente.

O pré-candidato à prefeitura de Salvador cita como autores de ataques contra ele o presidente estadual do DEM, deputado federal Paulo Azi, o correligionário vereador Alexandre Aleluia e o presidente municipal do partido, Heraldo Eduardo Rocha.

Léo Prates também reclama da pré-candidatura do vice-prefeito, Bruno Reis. "O deputado Sandro Régis, membro efetivo do partido e ocupante do posto de Secretário Estadual do DEM, relatava a indicação à candidatura de Bruno Reis para o cargo, sem nem ao menos ter sido realizada nenhum tipo de reunião para a escolha do nome ou, se ocorreu, sem a convocação do requerente".

O diretório do partido tem o prazo de 5 dias para responder ao pedido nos autos.

Procurado pela reportagem, o prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, disse que não comentaria o assunto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp