Política

CMS: Jornalistas baianos denunciam perda de direitos com MP de Bolsonaro

Divulgação
Nas galerias, dezenas de profissionais que atuam em Salvador exibiram cartazes contra a Medida Provisória  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/12/2019, às 20h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves, participou da Tribuna Popular da Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (9). Diante dos vereadores, o sindicalista demonstrou a insatisfação da categoria contra a Medida Provisória nº 905, editada pelo governo Bolsonaro.

A proposta altera cerca de 60 artigos e mais de cem dispositivos da Consolidação dos Leis do Trabalho (CLT), além de revogar outros 37. Conforme crítica do Sinjorba, a MP ainda prevê a possibilidade de ampliação da jornada de trabalho da categoria, resguardada pelo Artigo 303 da CLT. Nas galerias, dezenas de profissionais que atuam em Salvador exibiram cartazes contra a Medida Provisória.

“A prática do jornalismo vem sendo atacada no Brasil. Em 2009, lamentavelmente, o Supremo (Tribunal Federal) acabou com a exigência de diploma para o exercício profissional e derrubou a Lei de Imprensa no Brasil. Nós somos o único país signatário das Organizações das Nações Unidas (ONU) que não possui uma lei de impressa para regulamentar nosso trabalho”, lamentou Moacyr.

Os vereadores Moisés Rocha (PT), Hélio Ferreira (PCdoB), Orlando Palhinha (DEM) e Sílvio Humberto (PSB) comentaram a pauta e declararam apoio aos profissionais. “Esta MP é mais uma ação desse governo para retirar os direitos dos trabalhadores”, afirmou Hélio, ressaltando que a inibição de direitos interfere na qualidade da profissão.

Sílvio Humberto avaliou que a MP 905 atinge diretamente o regime democrático em um processo intencional de desconstrução. “Se queremos uma democracia livre, para que esta democracia exista, é preciso ter uma imprensa livre”, frisou. “Esta MP representa retrocesso”, afirmou Palhinha, pontuando a importância da imprensa para a sociedade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp