Política

Ministério de Bolsonaro censura dezenas de palavras nas redes sociais; veja lista completa

Agência Brasil
Pasta de Damares Alves não poupa nem o termo ‘mulher’, que faz parte do nome do ministério  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 12/12/2019, às 08h48   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

Não é novidade que uma rede social que tem por objetivo divulgar as atividades do governo precisa ter toda a transparência possível, o que inclui informação sobre anúncios pagos (impulsionados), configuração de recebimento de comentário, bloqueio de pessoas e palavras.

Isso é um tema que tem gerado grande discussão nos últimos anos, principalmente depois de o presidente do Estados Unidos, Donald Trump, ter utilizado o Twitter para se fazer cumprir atos formais do governo. No Brasil, a questão também é discutida: é possível privar um usuário de acessar as informações das contas oficiais do poder público?

Desta forma, o projeto Fiquem Sabendo fez inúmeros pedidos por meio de Lei de Acesso à Informação ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para descobrir quais conteúdos são bloqueados das redes do governo brasileiro, inclusive os perfis de usuários. Foi descoberto que dezenas de termos são censurados das redes. No entanto, quanto à última a pasta afirmou que não pode divulgar os nomes, pois se trata de conteúdo sensível e sigiloso.

Quanto às demais, o ministério chefiado por Damares Alves declarou que, durante o exercício de 2019, nenhuma verba foi utilizada para impulsionar conteúdo nas redes sociais. Atualmente, a pasta possui nove perfis no Instagram, nove no Twitter e nove no Facebook, todos administrados pela assessoria de comunicação.

O que chamou atenção foi que termos que poderiam ser aproveitados para fazer denúncias são proibidos de aparecer na página do ministério, entre eles “agressor” e “machista”, além de “mulher”, que faz parte do nome da pasta. As palavras são, bloqueadas, pelo menos, desde 2018.

Veja lista dos termos bloqueados nos perfis do Ministério:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp