Política

Ofendido por Bolsonaro, Paulo Freire será homenageado em sessão no Senado

Bel Pedrosa - 18.abr.94/Folhapress
Senadores aprovaram nesta terça-feira (17) um requerimento para realizar sessão solene em homenagem ao educador  |   Bnews - Divulgação Bel Pedrosa - 18.abr.94/Folhapress

Publicado em 17/12/2019, às 15h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Chamado pelo presidente Jair Bolsonaro de "energúmeno", o educador Paulo Freire (1921-1997) será homenageado em uma sessão solene proposta por senadores, aprovada nesta terça-feira (17).

Durante a sessão que aprovou o pedido, senadores fizeram elogios ao filósofo brasileiro, dono de dezenas de títulos de Doutor Honoris Causa em diversas instituições ao redor do mundo.

A ofensa proferida por Bolsonaro foi dita durante uma crítica à TV Escola, emissora estatal que recentemente foi alvo de críticas após mudanças na programação.

O presidente defendeu o fim da parceria da emissora com o Ministério da Educação (MEC):"Tem muito formado aqui em cima dessa filosofia do Paulo Freire. Esse energúmeno aí, ídolo da esquerda".

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) chegou a sugerir que Bolsonaro fizesse a leitura de alguma das obras de Paulo Freire, antes de criticar o educador.

"Eu queria sugerir ao presidente da República que procedesse a leitura de algumas obras de Paulo Freire, como Educação como Prática e Liberdade, Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia, Pedagogia da Indignação", recomendou.

Já Randolfo Alves (Rede-AP) lembrou o reconhecimento internacional de Freire e o comparou com Bolsonaro: "O lugar de um: o panteão dos heróis da história; o lugar de outro: a lata do lixo da história a que ele caminha a passos largos".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp