Política

Neto quer Bellintani e Rui quer Leo Prates; confira as últimas movimentações para a sucessão de Salvador

Montagem/ BNews
Bnews - Divulgação Montagem/ BNews

Publicado em 26/12/2019, às 13h31   Juliana Nobre e Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

O clima natalino não atrapalhou as movimentações políticas para a sucessão à prefeitura de Salvador. O protagonista da última semana foi o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani. Conforme publicado pelo BNews, Bellintani se reuniu na última segunda-feira (23) com o governador da Bahia, Rui Costa, e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Desses encontros, outras articulações surgiram e podem mudar a configuração do tabuleiro eleitoral.

Neto teria em mãos uma pesquisa qualitativa feita pelo Instituto Dataqualy, do empresário Carlos Lobão, em que o presidente do Bahia, e seu ex-secretário, aparece muito bem posicionado em relação a seu provável candidato à prefeitura, Bruno Reis. Além de ACM Neto, tiveram acesso ao levantamento o seu marqueteiro, Alexandre, e outra liderança ligada ao prefeito.

Fontes do BNews afirmam que o prefeito convidou Bellintani para compor a vice de Bruno, oferecendo a ele, inclusive, o comando da secretaria de Educação.

Bellintani se reuniu no mesmo dia com o governador e falou sobre o convite. O marqueteiro Sidônio Palmeira também participou da conversa. Com o desempenho de Bellintani nas pesquisas, o governador teria sugerido que ele fosse cabeça de chapa pelo PSB. Uma conjuntura aventada também foi a de ter Leo Prates, em negociações avançadas para se filiar ao PDT, na vice.

Por outro lado, o prefeito de Salvador também articula para tirar o MDB do bloco atual, formado também pelo SD, PTB e PSC, que tem o presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior, como cabeça de chapa. No entanto, a tendência é de que o cacique da legenda, Lucio Vieira Lima,  não aceite o convite. Como é de conhecimento, Lúcio amarga um isolamento aos Vieira Lima feito pelo prefeito, diante do envolvimento deles na Lava Jato.

Neste sentido, Neto ainda tem o PRB como aliado. No último encontro da sigla em Salvador, na semana passada, o prefeito fez diversos afagos aos líderes da legenda. Contudo, o partido quer mais garantias no secretariado, além de uma bancada robusta de vereadores. Para tanto, já deixou claro que também deseja a Secretaria de Educação de Salvador.

O tão esperado dia para anúncio do candidato de Neto ainda é 6 de janeiro. Segundo informações, essa é a data limite do prefeito, que, logo em seguida, viaja para Orlando para tirar férias.

Fator MDB

O MDB é um fator à parte. Em conversa com o BNews, Lúcio Vieira Lima, confirmou a reunião com o prefeito, mas não quis dar detalhes do encontro. Geraldo Júnior também participou. Segundo ele, o prefeito falou sobre a pesquisa e as intenções para as próximas eleições. "Foi uma cortesia. O prefeito disse que iria convidar os partidos para uma conversa e assim o fez. No entanto, vamos nos reunir na próxima semana para decidirmos em grupo o que será feito. Nós continuamos em bloco e qualquer decisão será tomada no coletivo". Lúcio ainda afirmou que não trataram de cargos e secretarias. 

Atualizada às 20h44

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp