Política

O metrô da década e do saco de areia

Imagem O metrô da década e do saco de areia
"Ele vai andar, mesmo que ainda sem passageiros", afirmou Zé Neto  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/12/2011, às 18h38   Caroline Gois


FacebookTwitterWhatsApp

Em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (12), ao Programa do Bocão, na Rádio Sociedade, o deputado estadual e líder do Governo, Zé Neto (PT), reafirmou o que já vem sendo dito repetidas vezes pelo chefe da Casa Civil, João Leão, de que "o metrô vai andar, ainda que com sacos de areia, mas vai andar", reafirmou Zé Neto.
A resposta veio diante de mais uma pergunta de Zé Eduardo sobre as declarações de João Leão, que garantiu - em entrevista ao apresentador - que em dezembro deste ano Salvador veria o metrô em funcionamento. "E João Leão está certo. Ele vai andar", defende o líder do Governo.
Questionado sobre a mobilidade da capital para a Copa 2014, Zé Neto ressalta que a preocupação maior não é a mobilidade para a o evento, mas sim, o desafio de livrar a capital do trânsito, constantemente travado. "Por isso o Governo optou pelo metrô, que é a melhor opção", disse.
Já quando o assunto foi saúde pública e a atuação do PT nesta área - Zé Neto disse tudo, mas não respondeu nada. "A saúde excelente é difícil porque há muitos gargalos para se trabalhar", afirmou o deputado, que ainda complementou se esquivando do assunto - tentando levantar justficativas sobre problemas que contribuem para a crise no setor. "O que dificulta também é o alto índice de motociclistas que sofrem acidentes - cerca de 65% deles chegam às emergências, além da violência que aumentou". 
E quando o assunto foi a TWB e os recorrentes problemas enfrentados pelos usários, Zé Neto foi incisivo: "A culpa é de Paulo Souto. O contrato que ele fez foi muito amarrado e ruim para o Estado", afirmou o deputado, que disse ter dificuldades para resolver as questões com a operadora, já que, segundo ele, não há outra empresa no Brasil para prestar este tipo de serviço. 
Não explicando quais os problemas no contrato com a  TWB, Zé Neto alfineta mais e afirma: "Existem poucas contrapartidas e válvulas de escape".
Mas, voltando à velha espera e promessa feita ao povo baiano, o metrô retoma mais um capítulo. Os seis trens da Linha 1 do metrô de Salvador devem começar a rodar com 600 sacos de areia do dia 20 de dezembro. A quantidade de areia de cada saco corresponde a cerca de 60 quilos e servirá para simular o peso do transporte de pessoas, conforme explica a Prefeitura. O teste do sistema, que é parte de uma fase experimental, será executado entre os trilhos que ligam a Estação da Lapa - Rótula do Abacaxi.
No dia 11 de agosto o metrô completou 12 anos de construção, consumindo R$ 700 milhões. Entre abril e junho de 2012 - mais um prazo anunciado pela Prefeitura- os trens começam a transportar cerca de 600 passageiros em cada viagem.

João Leão, chefe da Casa Civil (Foto: Bocão News)
Agora, é confiar mais uma vez de que, em 2012, teremos nosso tão esperado transporte. Apesar que, quem sabe, João Leão não cumpre a promessa reforçada por Zé Neto e em dezembro, veremos o trilho rodar. Afinal, faltam 19 dias para acabar o ano. Quem disse que o que não ficou pronto em 12 anos não pode ficar em dias? Pode acreditar, porque está acontecendo, mesmo que ainda com sacos de areia.

Foto do metrô: Agecom
Foto de Zé Neto: Divulgação
Nota publicada às 11h35

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp