Política

“O mandato dele é fortemente marcado pelo autoritarismo”, diz Hilton sobre Rui Costa

Vagner Souza/BNews
O deputado participa da manifestação contra a reforma da previdência do Estado   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 07/01/2020, às 10h56   Luiz Felipe Fernandez e Samuel Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) criticou o governador Rui Costa na manhã desta terça-feira (7), durante manifestação contra a reforma da Previdência do Estado. O ato foi realizado por servidores de diversas categorias em frente a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). 

Hilton denunciou a truculência da Polícia Militar na última semana, durante ação que expulsou de famílias que ocupavam o antigo prédio do Hospital Couto Maia, que ficou conhecido como Ocupação Maria Felipa. Para o psolista, nome mais cotado para sair como candidato à Prefeitura pelo partido, a ação da PM e a falta de diálogo do governo em relação a PEC, comprovam que o mandato de Rui é "fortemente marcado pelo autoritarismo".

“O mandato dele [Rui Costa] é fortemente marcado pelo autoritarismo, essa que é a realidade. É uma demonstração desse autoritarismo se revela nesse caso da reforma da previdência. O governo tenta manipular a opinião pública dizendo que estaria obrigado a fazer essa reforma em função da PEC 103/2019 que é uma PEC nacional, que estaria condicionando o governo e o Estado teria que abrir mão de financiamento, de repasse, e não é verdade isso porque o condicionamento que é feito pela PEC já está resolvido pela Bahia, que foi o aumento da alíquota para 14%. A Bahia já fez isso, e a criação de um fundo complementar da previdência que a Bahia também já tem”, disse. 

O deputado ainda comparou a realidade da Bahia com Rio Grande do Norte e Maranhão, estados onde a proposta será debatida com toda a população.

“Não existe nenhuma pressa e isso está evidenciado no posicionamento do governo do Rio Grande do Norte e do Maranhão. Esse último definiu inclusive um trajeto de dois anos de debate que pode aumentar a alíquota para 14% como a Bahia já tem. Definiu um processo de discussão de debate envolvendo servidores e aprovou que não haveria perda para pensionistas”, destacou. 

Notícias Relacionadas: 

Servidores protestam na AL-BA contra PEC 158 que muda regime de aposentadoria
“O mandato dele é fortemente marcado pelo autoritarismo”, diz Hilton sobre Rui Costa
Servidores se reúnem com líder do governo nesta terça para debater PEC da Previdência de Rui
Líder do governo, Rosemberg confirma início de discussões da PEC da Previdência na AL-BA nesta segunda
Após enviar PEC da Previdência, Rui se recusa a falar com imprensa
AL-BA: PEC da Previdência será apreciada em janeiro durante sessão extraordinária
Em PEC da Previdência, Rui aumenta idade mínima de aposentadoria para servidores

Vereadora da base acusa Rui de desrespeito com servidores e defende retirada da PEC 158

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp