Política

Rosemberg leva nova proposta de servidores a Rui Costa; governo responde até quinta-feira (9)

Divulgação
Servidores realizam manifestação desde a manhã desta terça-feira na AL-BA  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/01/2020, às 13h15   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

Os membros de sindicatos e associações de serviços públicos finalizaram a reunião com o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto (PT), no início da tarde desta terça-feira (7). Eles levaram ao líder os pontos de reivindicação das categorias em relação a PEC da Previdência enviada pelo governador Rui Costa aos deputados estaduais no fim do ano passado. os servidores realizam uma manifestação em frente à Casa Legislativa desde a manhã de hoje. 

Rosemberg afirmou que adequações à nova realidade previdenciária precisam ser feitas, sob pena de impedir novas contratualizações com o governo federal. "Não é justo que tenhamos um déficit anual de R$ 5 bilhões, mas também não é justo que a sociedade pague por isso”. 

O petista ainda assegurou que os pontos serão levados ao governador com um retorno da proposta através da Secretaria de Relações Institucionais (Serin). “Apesar da pressão da legislação federal sob o Governo, estamos antecipando as discussões e os pontos apresentados, por cada categoria, serão analisados, do ponto de vista constitucional, e apresentados ao governador Rui Costa para possível flexibilização ou não", disse.

Participaram também do encontro, os deputados Robinson Almeida (PT), Marcelino Galo (PT), Jacó (PT), Jurailton (PRB), Osni (PT) e Hilton Coelho (Psol), além da vereadora Aladilce Souza (PCdoB).

PEC 158
Alvo de críticas e protestos, a PEC 158 enviada pelo governador Rui Costa à Assembleia Legislativa na Bahia (AL-BA) no dia 17 de dezembro, propõe mudanças significativas nas regras de aposentadoria dos servidores públicos do estado. Na prática, as mudanças se referem principalmente ao tempo de contribuição e idade mínima, e afeta ainda mais significativamente os professores da rede pública de enisno. A PEC 158/2019 é uma adequação à Emenda Constitucional 103/2019, projeto de Reforma da Previdência governo Michel Temer, aprovado pelo Congresso.

Notícias Relacionadas: 

Servidores protestam na AL-BA contra PEC 158 que muda regime de aposentadoria
“O mandato dele é fortemente marcado pelo autoritarismo”, diz Hilton sobre Rui Costa
Servidores se reúnem com líder do governo nesta terça para debater PEC da Previdência de Rui
Líder do governo, Rosemberg confirma início de discussões da PEC da Previdência na AL-BA nesta segunda
Após enviar PEC da Previdência, Rui se recusa a falar com imprensa
AL-BA: PEC da Previdência será apreciada em janeiro durante sessão extraordinária
Em PEC da Previdência, Rui aumenta idade mínima de aposentadoria para servidores

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp