Política

Bolsonaro anuncia demissão de toda a diretoria do Inmetro

Marcos Correa/PR
O presidente disse que a decisão foi motivada pela troca de tacógrafos, o que, segundo ele, prejudicaria taxistas   |   Bnews - Divulgação Marcos Correa/PR

Publicado em 22/02/2020, às 14h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro disse na manhã deste sábado (22) que decidiu "implodir" o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e anunciou a demissão de toda a diretoria do órgão. O Inmetro é responsável por executar políticas nacionais de metrologia, fiscalizar o cumprimento de normas técnicas, métodos e instrumentos de medição e unidades de medida.

A declaração de Bolsonaro foi dada em Guarujá (SP) e transmitida ao vivo pelo perfil do presidente em uma rede social. “Implodi o Inmetro. Implodi. Mandei todo mundo embora. Por quê? Há poucos meses assinaram portaria para trocar tacógrafos. Em vez de ser o normal que está aí, inventaram um digital. Ele é aferido de dois em dois anos. Passaram para um. Mandei acabar com isso aí”, declarou.

Para o presidente, a portaria do Inmetro iria prejudicar taxistas. "Começou no Rio, não sei se veio para São Paulo, trocar os taxímetros. Mas por quê? Quatrocentos cada um. Os tacógrafos, 1.900. Multiplique por milhões de veículos que mexem com tacógrafos. Táxi só no Rio são 40 mil", disse.

"Não temos que atrapalhar a vida dos outros. É facilitar a vida de quem produz. Os novos taxímetros, faça diferente. Os novos tacógrafos, tudo bem. Agora, tirar do pessoal, trocar, não. Então, o que eu tenho que fazer? Implodir."
Segundo informações publicadas pelo G1, foi por este motivo que ele decidiu "cortar a cabeça de todo mundo". De acordo com Bolsonaro, foram demitidos a "presidente e uma meia dúzia da diretoria".

O tacógrafo é um instrumento que indica e registra dados sobre a condução dos veículo, como distância percorrida, velocidade desenvolvida e tempos de parada e direção.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags