Política

Kim Kataguiri diz que tem desejo de ser presidente da Câmara

Agência Brasil
Deputado federal aos 24 anos, ele foi eleito com 465 mil votos  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 24/02/2020, às 08h04   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Kim Kataguiri, 24 anos, líder do Movimento Brasil Livre (MBL) e eleito para o primeiro mandato com 450 mil votos, assumiu que tem o desejo de se tornar presidente da Câmara, mas ponderou que pode ser em outra eleição.

Nos últimos pleitos na Casa, Kim Kataguiri apresentou candidatura mesmo sem o apoio do partido e foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ter o direito de disputar apesar de não ter 35 anos. O jovem, no entanto, desistiu antes da votação e apoiou Marcel Van Hatten (Novo-RS), derrotado. 

A próxima eleição acontece em um ano, mas a sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) já é discutida nos bastidores do Congresso. Aliado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o deputado federal capitão Augusto (PL-SP), por exemplo, é um dos que demonstram interesse ao posto.

Apesar de acreditar que ainda é cedo para discutir o assunto, Kim Kataguiri demonstra a ambição de exercer cargos estratégicos na Casa. O deputado, por exemplo, é relator do projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que pretende dar carta branca aos estados para definirem as próprias regras, e é suplente do grupo que discute a Proposta de Emenda à Constituição da prisão em segunda instância.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp