Política

Deputados tentam acelerar PEC que muda estrutura de sindicatos

Leonardo Prado/Agência Câmara
O deputado Paulinho da Força é um dos envolvidos na articulação. Sindicalistas temem que governo proponha mudanças   |   Bnews - Divulgação Leonardo Prado/Agência Câmara

Publicado em 24/02/2020, às 09h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Paulinho da Força (SD) e outros sindicalistas articulam acelerar a tramitação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com o objetivo de mudar a estrutura de sindicatos. 

A ideia é emplacar um projeto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara em 2019 antes que o governo envie seu próprio texto. As informações são da coluna Painel, do Jornal Folha de São Paulo, desta segunda-feira (24).

De acordo com a publicação, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), criou uma comissão especial para analisar a medida. Já foram indicados 27 dos 34 membros do colegiado, que deve ser instalado após o Carnaval. 

A expectativa, segundo o periódico é de que Áureo Ribeiro (SD) seja o presidente e baiano Elmar Nascimento (DEM) assuma a relatoria.

Os sindicalistas dizem temer que a equipe econômica do governo proponha mudanças semelhantes ao modelo chileno - em que as entidades teriam de ser vinculadas a empresas e não mais a categorias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp