Política

“Não existe democracia com mulheres sub-representadas”, diz Aladilce

Roberto Viana/BNews
Vereadora esteve presente no ato em homenagem às mulheres, em Salvador  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/BNews

Publicado em 08/03/2020, às 10h49   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

A chuva não foi páreo para o grupo de mulheres que compareceu, na manhã deste domingo (8), ao Morro do Cristo, na Barra, para o ato contra as agressões e a discriminação de gênero. Organizado pela CUT, o movimento acontece em diversos estados brasileiros e, em Salvador, será finalizado com um mini trio elétrico no Farol da Barra.

Quem marcou presença no protesto foi a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que fez questão de pedir maior representação feminina na política. “É fundamental que as mulheres se aproximem da política. Não existe democracia com as mulheres sendo sub-representadas. E nós precisamos estar cada vez mais nos espaços de poder, aumentando essa representação, e irmos para esses espaços com agendas de lutas por igualdade de direito, emancipação das mulheres, igualdade salarial, contra a violência”, disse ao BNews.

Ao lado de uma multidão, muitos guarda-chuvas e cartazes pedindo igualdade de gênero, a parlamentar destacou a necessidade da mudança de cenário em ano eleitoral. “Mulher merece respeito oportunidades iguais. Neste 8 de março, neste ano de eleição, temos que virar o jogo e ter mais mulheres na política”, afirmou.

Em Salvador, por exemplo, na Câmara Municipal (CMS), o índice de participação feminina é de apenas 16,3% - ou seja, dos 43 vereadores, 7 são mulheres. Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) o número é ainda menor, com 14,3% das vagas ocupadas por deputadas mulheres.

Apesar de as mulheres representarem 52,63% do eleitorado nacional, o Brasil figura como um dos países com menor representação feminina na política. Atualmente, a legislação prevê que é obrigatório aos partidos políticos o preenchimento de 30% e o máximo de 70% de candidatos de cada sexo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp