Política

Governadores do Nordeste cobram resposta para cortes no Bolsa Família e pedem reunião com ministros

Divulgação/Ascom
“Não justifica, neste momento de calamidade que nós estamos vivendo, o Governo Federal, só no Nordeste, cortar 96 mil benefícios só neste mês", questiona Rui Costa  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ascom

Publicado em 20/03/2020, às 15h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os nove governadores que integram o Consórcio do Nordeste, presidido por Rui Costa (PT), cobram respostas para o corte de concessões do Bolsa Família na região. Eles pedem também uma reunião com os ministros da Saúde e da Economia, respectivamente, Luiz Mandetta e Paulo Guedes, para a adoção das medidas a serem tomadas diante da crise do novo coronavírus.

“Não justifica, neste momento de calamidade que nós estamos vivendo, o Governo Federal, só no Nordeste, cortar 96 mil benefícios só neste mês. É preciso ter alguma sensibilidade social e proteger as pessoas mais pobres”, questionou Rui em rede social.

Segundo o governador da Bahia, o Consórcio do Nordeste vai endossar o pedido dos outros líderes do Executivo espalhados pelo país.

Na manhã desta sexta-feira (20), os governadores nordestinos se reuniram com o vice-presidente da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Dr. Jarbas Barbosa, para trocar informações sobre prevenção e prognósticos da pandemia da COVID-19. 

O Dr. Jarbas ressaltou a importância de adotar medidas para conter o surto, já que não há como prever ainda o impacto econômico e social do surto. Ele afirma a importância de manter o equilíbrio para não expor a população ao risco de contaminação, nem trazer um prejuízo muito grande para a economia local.

“Não temos uma prescrição objetiva, mas seguramente, os estados que não tem transmissão comunitária, se começarem a tomar a medida de distanciamento social muito rígida, podem não sustentar por muito tempo. Por outro lado, se deixa pra fazer no pico, pode ter hospitais e UTIs sobrecarregados demais”, esclarece o médico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp