Política

Madre de Deus: vereadores aprovam pedido de impeachment do prefeito Jeferson Andrade

Arquivo Bnews
Bnews - Divulgação Arquivo Bnews

Publicado em 12/05/2020, às 13h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os vereadores de Madre de Deus aprovaram um pedido de impeachment do prefeito Jeferson Andrade (PP), afastado do cargo desde o fim do mês de abril por supostas irregularidades na obra do Parque Industrial, localizada no bairro da Cururupeba. Por nove votos, Andrade também perde os direitos políticos por oito anos.

A gestão está sob a administração do vice-prefeito Jailton Polícia (PTB), que deve se manter no cargo até o final do ano. Desde que assumiu, Polícia vem adotando uma série de medidas no âmbito da saúde. A principal delas foi a nomeação do novo secretário de Saúde, o médico Marcos Fabrício Santil Santos. 

O afastamento de Jefferson Andrade foi solicitado pelo Ministério Público do Estado através de uma Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa e executado pela 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, órgão vinculado ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-Ba).

Além do prefeito, também estão sendo investigados o secretário de infraestrutura, João Gustavo de Cerqueira Lima Márcio Garrido Gonçalves Braga; o assessor técnico de coordenação de obras, José Carlos Barreto da Silva; e o presidente da comissão de licitação, Celestino Souza Filho.

De acordo com a decisão, assinada pelo juiz Rui Eduardo Almeida Britt, a prefeitura investiu R$2,7 milhões, mas, logo em seguida, reincidiu o contrato com a construtora alegando agravamento econômico. Contudo, as obras de pavimentação asfáltica e dispositivos de drenagem que deveriam ter ficado prontas no prazo de 10 meses, não foram concluídas.

Além disso, argumentou o juiz, o valor da obras foi superfaturada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp