Política

"É inconcebível e inacreditável", diz Augusto Heleno sobre eventual apreensão de celular de Bolsonaro

Arquivo/Agência Brasil
Segundo o ministro, a atitude teria “consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”   |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 22/05/2020, às 15h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, emitiu uma nota nesta sexta-feira (22), para classificar a eventual apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro como “inconcebível”. Segundo o ministro, que é responsável pela segurança do presidente, a atitude teria “consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”. 

A crítica de Heleno se refere a posição do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que encaminhou para a Procuradoria Geral da República (PGR) três notícias-crime apresentadas por partidos e parlamentares. Eles pedem novos desdobramentos na investigação sobre a suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

Heleno afirma que a uma apreensão do celular representaria afronta ao presidente e interferência “inadmissível” de outro poder na privacidade de Bolsonaro e na segurança institucional do país.

Leia na íntegra:

Nota à nação brasileira

O pedido de apreensão do celular do Presidente da República é inconcebível e, até certo ponto, inacreditável.

Caso se efetivasse, seria uma afronta à autoridade máxima do Poder Executivo e uma interferência inadmissível de outro Poder, na privacidade do Presidente da República e na segurança institucional do país.

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República alerta as autoridades constituídas que tal atitude é uma evidente tentativa de comprometer a harmonia entre os poderes e poderá ter consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional.

Augusto Heleno Ribeiro Pereira

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp