Política

Ribeira do Pombal: presidente da Câmara diz que parecer do TCM tornou “confortável” votação pela rejeição de contas do ex-prefeito

Reprodução / Ronaldo Leite News
Com a decisão, Zé Grilo fica inelegível por 8 anos   |   Bnews - Divulgação Reprodução / Ronaldo Leite News

Publicado em 29/05/2020, às 16h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após a Câmara Municipal de Ribeira do Pombal rejeitar as contas do ex-prefeito José Lourenço Morais da Silva Júnior, mais conhecido como Zé Grilo, o presidente da Casa, vereador Bebeto, afirmou ao BNews que a decisão dos edis que votaram a favor da rejeição foi “confortável”.

Ele explicou que o ex-prefeito teve as contas referentes ao exercício financeiro de 2012 rejeitadas pela Câmara, na noite da última sexta-feira (22). Segundo ele, a decisão do Tribunal de Contas do Município (TCM) foi em 2013 e, no ano seguinte, enviou para a Câmara proceder ao julgamento, iniciada em julho de 2019 e concluída na última semana.

“O julgamento é político-administrativo na prática, naturalmente que as questões políticas não deixam de ter algum peso, seja para rejeitar ou aprovar, porém o parecer do Tribunal foi muito consistente, foram muitos atos lesivos de fato. Para nós que votamos pela rejeição foi muito confortável porque já tinha um amparo do parecer técnico: ofensa a lei de licitações, desconto do INSS dos servidores sem repasse à previdência, foram muitos elementos, fez despesas nos últimos oito meses, deixou quase R$ 6 milhões em débito para o próximo gestor sem deixar receita em caixa, não cumpriu o índice da educação, de pessoal, enfim, foram uma série de ilegalidades. Tecnicamente foi confortável para quem votou”, explicou Bebeto.

Com essa decisão, pela Lei da Ficha Limpa, Zé Grilo fica inelegível por 8 anos. “Agora nós vamos encaminhar ao Tribunal Regional Eleitoral, TCM e MP tanto para efeito de inelegibilidade quanto para eventual improbidade administrativo”, afirmou o vereador. 

A votação virtual teve 11 votos contra dois, além de uma ausência. Votaram pela rejeição os vereadores Bebeto, Elias Brasil, Irmão Ezequias, Miranda, Netinho, Peu do Gado, Dr. Jairo, Fábio de Nadja, Marcelo Brito, Nathan Brito e Rone de Zé Careca. Votaram pela aprovação Sérgio da Oficina e Pedro Mel. O vereador Zé Valdo não compareceu por problemas de conexão com a internet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp