Política

Justiça decide pela recondução do ex-prefeito de Jequié ao cargo

Imagem Justiça decide pela recondução do ex-prefeito de Jequié ao cargo
Bnews - Divulgação

Publicado em 19/06/2020, às 12h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O juiz de direito Armando Duarte Mesquita Junior decidiu, nesta sexta-feira (19),pela recondução do ex-prefeito de Jequié, Sérgio Gameleira, ao cargo.

Gameleira entrou com um Mandando de Mandado de Segurança, com pedido de liminar, "em virtude de suposta violação de direito líquido e certo decorrente de ato ilegal praticado pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Jequié.

Em sua decisão, o juiz afirma que "analisando os autos em epígrafe, constata-se que a votação pelo Plenário da Câmara de Vereadores de Jequié fora de 10 (votos) a 06 (seis) pelo recebimento da denúncia e afastamento provisório, por 90 (noventa) dias, do chefe do executivo, ora impetrante, o que, mesmo pelo princípio da simetria padece de vício, visto que não observou o quórum qualificado de 2/3 (dois terços)".

"Por tais razões, mesmo seguindo os trâmites legais para o recebimento da denúncia por infração político administrativa, consistente na prática de atos ímprobos, a casa legislativa infringiu Súmula Vinculante 46 do STF, bem como não observou o princípio da simetria constitucional, especificamente ao impor, por meio do Decreto Legislativo 01/2020, o afastamento provisório do chefe do executivo, quando não haveria espaço normativo para tanto, e, ainda que admitida a simetria, a medida não alcançou o quórum necessário".

Na terça-feira (16), a Câmara de Vereadores de Jequié aprovou o afastamento do então prefeito Sérgio da Gameleira por 90 dias, sem prejuízo da remuneração. O vice-prefeito Hassan Youssef assumiu o cargo temporariamente na quinta-feira. 

Matérias relacionadas:

Jequié: Justiça determina bloqueio de bens do prefeito Sérgio da Gameleira
Câmara de Vereadores aprova afastamento do prefeito de Jequié por 90 dias
Novo prefeito de Jequié é empossado na Câmara Municipal: "Declaro que Jequié é de Jesus"
Hassan Iossef é convocado para ser o novo prefeito de Jequié
Jequié: Prefeito interino se diz preparado para desafio e promete cortar gastos do município

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags