Política

Bolsonaro altera exoneração de Abraham Weintraub

Reprodução
Inicialmente, o ex-ministro havia sido exonerado no sábado (20). Agora, a data oficial é sexta-feira (19)  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 23/06/2020, às 08h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A data de exoneração do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi alterada pelo presidente Jair Bolsonaro em decreto publicado nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União. Inicialmente, o governo havia publicado a exoneração de Weintraub no sábado, quando ele já estava nos Estados Unidos. Agora, a data oficial é sexta-feira (19), um dia antes do ex-ministro chegar a Miami.

Weintraub deixou o governo depois de se envolver em uma série de polêmicas e de ofender ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é alvo de duas investigações na Corte: uma apura a ofensa aos ministros e a outra apura suspeita de declarações racistas contra o povo chinês. Weintraub chegou a dizer que, quando saísse do governo, deixaria o país o mais rápido possível.

O governo retificou a data da exoneração um dia depois de o Ministério Público pedir que o Tribunal de Contas da União (TCU) apure a eventual atuação do Itamaraty na viagem de Weintraub aos EUA.

De acordo com um decreto do governo norte-americano, cidadãos de algumas nações, entre as quais o Brasil, devem fazer quarentena antes de entrar no país.

O MP quer saber se Weintraub se aproveitou da condição de ministro, mesmo não estando mais no governo, para obter um visto especial que autoriza entrada imediada nos EUA.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp