Política

Coronel da PM é novo secretário Nacional da Segurança Pública

Divulgação/MJSP
Carlos Paim teve a nomeação assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto  |   Bnews - Divulgação Divulgação/MJSP

Publicado em 26/06/2020, às 11h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O coronel da Polícia Militar do Distrito Federal, Carlos Renato Machado Paim, é o novo secretário Nacional de Segurança Pública. A nomeação dele é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto, e foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26).

Desde março, Paim atuava como subsecretário da Subsecretaria de Operações Integradas, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal. A mesma portaria que nomeia Paim o exonera do cargo que ele ocupava até então no Distrito Federal.

De acordo com o Ministério da Justiça, Paim é formado em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal e pós graduado em Análise de Inteligência pelo Centro de Inteligência do Exército Brasileiro.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública hoje faz parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado pelo ministro André Mendonça. Paim assumirá o posto deixado por Guilherme Theophilo, exonerado do cargo em 14 de maio.

A exoneração foi a primeira mudança no comando das secretarias feita na gestão de André Mendonça como ministro da Justiça. Theophilo foi levado para o cargo no início de 2019 pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública era um ministério à parte no governo anterior, do ex-presidente Michel Temer. O presidente Jair Bolsonaro levou o órgão para a alçada do Ministério da Justiça.

Agora, uma parcela dos aliados de Bolsonaro, em especial políticos ligados à chamada "bancada da bala", que reúne parlamentares ligados às polícias, querem a recriação da pasta da Segurança Pública. No entanto, neste mês, o ministro da Justiça e Segurança Pública afirmou não ser o momento para desmembrar a pasta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp