Política

ACM Neto anuncia que bares e restaurantes devem funcionar ao ar livre em plano de retomada em Salvador

Dinaldo Silva/ BNews
O novo plano ainda será apresentado  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/ BNews

Publicado em 06/07/2020, às 15h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto anunciou um novo plano de retomada da economia da capital baiana, na manhã desta segunda-feira (6), durante a inauguração da reforma da Praça Marechal Deodoro, no bairro do Comércio. Segundo o gestor, uma delas é o estímulo do espaço público através da ocupação de bares e restaurantes nas calçadas. O novo plano será apresentado, na manhã desta terça-feira (7), em coletiva de imprensa conjunta entre o prefeito e o governador Rui Costa.

Ainda de acordo com o prefeito, com o novo modelo de “aproveitamento do cidadão na cidade” é possível diminuir o risco de contágio pela Covid-19. 

"Exemplo: Salvador não tem muito a cultura de bares e restaurantes nas ruas, ocupando espaços nas calçadas. Vamos estimular que diversas áreas passem a ter bares e restaurantes na rua, ao ar livre, para permitir uma primeira etapa de retomada de bares e restaurantes”, informou o prefeito.

Além disso, o plano de ocupação de áreas abertas inclui também praças e parques de Salvador. Já as praias, interditadas desde março, só serão liberadas quando houver garantia de que não provocarão aglomerações, de acordo com Neto. 

Na ocasião, o prefeito também falou sobre as intervenções na estrutura da cidade para proporcionar mais espaço e, consequentemente, viabilizar o distanciamento social. “Da mesma forma, vamos apresentar um plano de ampliação das ciclovias. Também vamos fazer intervenções de expansão de calçadas e passeios, para assegurar mais espaço ao cidadão. Vamos anunciar isso essa semana. São medidas pensadas de maneira coordenada", disse.

“A possibilidade de contaminação ao ar livre é inferior à de ambientes fechados. Não há melhor momento para dizer que vamos anunciar esse plano do que no momento da inauguração de uma praça como essa”, destacou ACM Neto, ao citar a obra realizada na Praça Marechal Deodoro, intervenção que custou cerca de R$ 5 milhões.

E para os donos de bares e restaurantes que ficaram inadimplentes, durante a pandemia, o prefeito ACM Neto informou que não serão impedidos de ter a certidão fiscal. 

“Passei o fim de semana discutindo com a Secretaria da Fazenda. Nos próximos dias, vamos anunciar um plano de apoio e estímulo aos setores econômicos mais atingidos pelo coronavírus. Esse plano reunirá cem ações. Vamos anunciar cem medidas de apoio à atividade econômica. Dentre as medidas, teremos uma série de medidas na área fiscal, tributária. Serão apresentadas na hora certa”, declarou.

Outra medida é o adiamento do pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de setores que permanecerem fechados em julho. O tributo, que correspondente a agosto, poderá ser quitado até dezembro.

“As atividades econômicas que continuarem suspensas neste mês de julho, e isso só vale para as que estarão suspensas, poderão pagar o IPTU de agosto até dezembro. É uma forma de dar um alívio para diversos setores que esperavam ter voltado já agora, mas a continuidade dos efeitos do coronavírus acabaram agravando a situação", disse.

Lockdown – 

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste aconselho adoção de lockdown, em Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Teixeira de Freitas. No entanto, para Neto, não há essa possibilidade neste momento. 

"Desde o princípio, não descartamos nenhuma medida. Todas as ações são pautadas em decisões técnicas e pela análise do quadro do momento. Com os números de hoje, não há por que falar em toque de recolher ou lockdown.

Nesse momento, afasto essas possibilidades. Nas condições atuais, não há por que falar. A recomendação feita na semana passada foi, na minha opinião, absolutamente desproporcional", avaliou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags