Política

Instalação da Orbi Química em Santo Amaro contraria Plano Diretor Municipal, avalia Robinson Almeida

Divulgação
Parlamentar defende que o ideal seria que a empresa fosse instalada em área "mais apropriada", como o centro industrial  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/07/2020, às 12h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual e vice-líder do governo do estado na Assembleia Legislativa, Robinson Almeida (PT), avalia que a instalação da Orbi Química no município de Santo Amaro, no Recôncavo, "contraria o Plano Diretor Municipal".

Para o parlamentar, o ideal é que a companhia seja instalada no Centro Industrial, obedecendo as leis ambientais, e não em uma área destinada a Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

Os vereadores do município decidem nesta segunda (27) se autorizam, ou não, a instalação da empresa que fabrica produtos de limpeza automotiva, álcool, solventes e resinas de cola

"A cidade tem um trauma causado pela contaminação do chumbo no Rio Subaé, que causou problemas ambientais, sociais e de saúde pública que ainda hoje repercute na terra de dona Canô. O ideal é que a empresa seja instalada em uma área mais apropriada no munícipio, como o centro industrial", opinou.

Ele salienta que a área em discussão fica próxima ao centro da cidade, e ao rio, cuja contaminação por chumbo em Santo Amaro é estudada há 40 anos. O deputado acrescenta que o protocolo de preservação ambiental deve ser seguido pela empresa e fiscalizado pelas autoridades competentes, caso a instalação seja aprovada pela câmara da cidade.  

"Santo Amaro não quer reviver este triste passado de contaminação e muitos prejuízos sociais, ambientais e econômicos que impacta gerações. Por isso, a instalação de uma empresa química precisa ser analisada criteriosamente", opinou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp