Política

AL-BA vota nesta quinta projeto da Bahiainsulina com novo texto proposto pela oposição

Arquivo /BNews
Bancada deve fechar questão para aprovar a proposta   |   Bnews - Divulgação Arquivo /BNews

Publicado em 26/08/2020, às 12h24   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) vota nesta quinta-feira (26), às 9h, em sessão virtual, o Projeto de Lei 23.944/202 que institui a nova estatal Bahiainsulina. A proposta enviada pelo Governo Rui Costa (PT), seria votada na última terça (25), mas a bancada de oposição solicitou uma alteração no texto, após reunião com o secretário de saúde do Estado. O novo texto deve ser enviado ainda hoje à Casa, para ser apreciado amanhã. Conforme apurado pelo BNews, a bancada oposicionista tende a votar a favor da proposta. 

A proposta, que prevê o custo de R$ 200 milhões, subsidiados por uma empresa privada, por meio de licitação, autoriza a instalação da Companhia Baiana de Insulina (Bahiainsulina) pelo Poder Executivo estadual.  Caso seja criado, a Bahia será o primeiro estado do país a produzir insulina. O equipamento está sendo elaborado há três anos em parceria com a empresa ucraniana Indar, mas causou polêmica na AL-BA devido ao custo e a falta de informações do projeto. O que, segundo interlocutores do parlamento, foi sanado na reunião da última segunda (24).  O encontro contou com a participação do ex-deputado José Carlos Aleluia (DEM), que conduziu um projeto similar no Ministério da Saúde, além dos deputados Sandro Régis (DEM), líder do bloco, Tiago Correia (PSDB) e Paulo Câmara (PSDB) e o líder do governo Rui na AL-BA, deputado Rosemberg Pinto. 

A oposição, no entanto, solicitou a alteração do texto original por considerar um parágrafo inconstitucional. Segundo o advogado da bancada oposicionista, o artigo 17 do projeto original é inconstitucional pois “ofende o artigo 37, inciso 19, da constituição”. Consta no projeto que o Estado estaria autorizado a ingressar em novas empresas e participar de capital social, sem precisar da autorização do legislativo, contudo a constituição prevê que empresa pública só pode ser criada mediante a autorização específica do parlamento. 

Ao BNews, o líder da oposição, Sandro Régis afirmou que “o projeto é bom e pode ser uma revolução no Brasil”, porém, reiterou que o novo texto vai ser submetido à bancada para análise, já que o governo acatou a sugestão dos oposicionistas. 

Consta no Projeto de Lei que a Bahiainsulina será sediada em Simões Filho e integrará a estrutura da Administração Pública indireta, vinculada à Secretaria da Saúde (SESAB).

Matérias Relacionadas:

Bancada de oposição da AL-BA se reúne nesta segunda para discutir projeto da Bahiainsulina

“Não vamos votar um projeto de R$200 milhões de maneira açodada”, dispara Paulo Câmara sobre Bahiainsulina

Bahiainsulina: Vilas-Boas considera nova estatal como “importante avanço para polo biotecnológico”

Oposicionista, Aleluia se empenha em aprovar projeto de Rui para criar estatal milionária na Bahia


Laboratório parceiro do Estado para criação da Bahiainsulina é alvo de apuração no TCU

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp