Política

Deputados aprovam, por unanimidade, criação de Companhia de Insulina na Bahia

Arquivo BNews
Projeto da Bahiainsulina foi votado nesta quinta-feira (27)  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 27/08/2020, às 09h52   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou nesta quinta-feira (26), por unanimidade, em sessão semipresencial, o Projeto de Lei 23.944/202 que autoriza a criação da nova estatal Bahiainsulina (Companhia Baiana de Insulina ). A proposta enviada pelo Governo Rui Costa (PT), prevê o custo de R$ 200 milhões, subsidiados por uma empresa privada, por meio de licitação. Com a aprovação, a Bahia será o primeiro estado do país a produzir insulina. O equipamento está sendo elaborado há três anos em parceria com a empresa ucraniana Indar. A Bahiainsulina terá sede em Simões Filho e integrará a estrutura da Administração Pública indireta, vinculada à Secretaria da Saúde (SESAB).

O relator do projeto foi o deputado Bobô  (PCdoB). No parecer, indicando a aprovação da proposta, ele ressaltou a importância do combate à diabetes  e do estado  explorar a produção do insumo. Em recente entrevista ao BNews, a Sesab explicou que a Bahiafarma é detentora da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) de insulina humana e tem como desafio tecnológico nacionalizar a produção do insumo. “A Bahiainsulina será o braço fabril da Bahiafarma para a produção de insulina para o SUS. A nova companhia poderá também comercializar o excedente de sua produção no mercado privado e mercado externo. O projeto de lei que deve instituir a Companhia Baiana de Insulina (Bahiainsulina) abre precedente para a produção deste e outros medicamentos e para a comercialização com mercados interno e externo”. 

De acordo com a Sesab, pelo menos 12 milhões de pessoas vivem com diabetes e necessitam da substância no país. A estimativa da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBE) é de que na Bahia 203.708 pessoas tenham a doença. Em Salvador são 13.323.

Matérias Relacionadas:

Bancada de oposição da AL-BA se reúne nesta segunda para discutir projeto da Bahiainsulina

“Não vamos votar um projeto de R$200 milhões de maneira açodada”, dispara Paulo Câmara sobre Bahiainsulina

Bahiainsulina: Vilas-Boas considera nova estatal como “importante avanço para polo biotecnológico”

Oposicionista, Aleluia se empenha em aprovar projeto de Rui para criar estatal milionária na Bahia


Laboratório parceiro do Estado para criação da Bahiainsulina é alvo de apuração no TCU

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp