Política

Rui é enfático com eleições na AL-BA : “se alguém quer fazer acordo para não cumprir, não me chame”

Dinaldo Silva  / BNews
Governador foi indagado sobre as eleições para presidência da Assembleia   |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 04/09/2020, às 12h58   Victor Pinto e Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) reiterou o discurso de que é preciso cumprir o a acordo feito em 2018, prevendo rodízio para presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), com Nelson Leal (PP) no biênio 2019-2020 e Adolfo Menezes (PSD), no período 2021-2022. Durante coletiva do Avante/PSD para as eleições municipais, o chefe  do Executivo estadual contou que foi um “avalista” do acordo firmado. 

“Eu aprendi, minha mãe dizia, quem é pobre nasce na favela, tem a vida de muita necessidade  [...],  o único patrimônio que pessoas assim têm  é a palavra, é a cara, é a face. Houve um acordo negociado, voluntariamente por eles, não coloquei a faca no pescoço de ninguém, não obriguei ninguém, eu disse se reúnam , a reunião nem aconteceu na minha frente, se rúnam 5, 10 vezes e cheguem a um acordo ou se não chegar digam, não tem acordo cada um disputa no voto e quem ganhar, ganhou. Voltaram semanas depois e me disseram chegamos a um acordo e nós resolvemos lhe homenagear deixando que o senhor escolha quem seja no primeiro biênio ou segundo”, disse, dizendo ainda que ligou para Nelson Leal e Adolfo Menezes para saber a preferência de cada um.   

“Eu fui chamado para ser avalista e testemunha e eu vou lutar para ser cumprido o acordo, se  alguém quer fazer acordo para não cumprir não me chame para ser testemunha”, disse, recado aos deputados que se  movimentam para reeleger Nelson Leal.   

Conforme apurado pelo BNews, uma articulação na AL-BA tenta viabilizar condição para derrubar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impede a reeleição à presidência. A ideia é tentar aprovar o texto ainda durante a pandemia do novo coronavírus. Recentemente, o BNews apurou, também, que o PP pode colocar o deputado estadual Robinho para disputar a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), caso não consiga reverter a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que impede reeleição ao comando da Casa, para manter comando da Casa sob a batuta de Nelson Leal. 

Noticias Relacionadas: 

Rui esquiva e nega responsabilidade por disputa na AL-BA: "Palavra do governador não é de imposição, é de mediação"
Em tom pacificador, Rui tenta frear disputa interna entre Adolfo e Leal pela presidência da AL-BA
Leal acelera articulações e quer derrubar PEC que impede reeleição à presidência da AL-BA ainda durante a pandemia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp