Política

Nome de secretário geral da Presidência é aprovado para TCU em comissão e segue para voto em plenário

Reprodução/Marcos Corrêa/PR
De carreira na Polícia Militar do Distrito Federal, Jorge Oliveira é padrinho de casamento de Eduardo Bolsonaro (PSL) de quem foi assessor na Câmara  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Marcos Corrêa/PR

Publicado em 20/10/2020, às 14h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou a indicação do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Jorge Oliveira, para o Tribunal de Contas da União (TCU) nesta terça-feira (20).

As informações são do portal UOL. Oliveira foi indicado pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) para assumir a vaga de José Múcio, 72 anos, que antecipou sua aposentadoria para o término de 2020.

Oliveira ainda precisará ser aprovado pelo plenário do Senado - onde precisará de ao menos 41 votos. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB) pediu urgência ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM) para que o plenário vote o tema ainda hoje.

Também de acordo com a publicação, há ambiente político para ser admitido. Oliveira é padrinho de casamento de Eduardo Bolsonaro (PSL) de quem foi assessor na Câmara. De carreira na Polícia Militar do Distrito Federal, ele é graduado em Direito e Administração Pública.

Durante a sabatina, Jorge foi questionado sobre sua proximidade com Bolsonaro e como isso poderia interferir no TCU. O ministro respondeu que a corte tem trabalho técnico e que o julgamento das contas do presidente, por exemplo, se dá no Congresso.

O relatório que pediu a aprovação de Jorge Oliveira foi elaborado pelo senador Omar Aziz (PSD).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp