Coronavírus

Além do ensino superior, cursos preparatórios são liberados em Salvador

Vagner Souza BNews
"Retornarmos o ensino superior e vamos avaliar se a volta vai significar um aumento no número de casos da Covid-19", disse ACM Neto   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza BNews

Publicado em 30/10/2020, às 11h18   Brenda Viana e Raul Aguilar


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, ACM Neto (Dem), anunciou nesta sexta-feira, 30, que, além da autorização para o funcionamento de faculdades e universidades, vai permitir, a partir do dia três de novembro, o retorno das atividades nos espaços que oferecem cursos preparatório para concurso público e para o Exame da Ordem dos Advogados (OAB).  

Retornarmos o ensino superior, e vamos avaliar se a volta do ensino superior vai significar um aumento no número de casos da Covid-19, na pressão da ocupação hospitalar.  A gente libera e avalia. Se as coisas estiverem no controle, se não tiver um estouro no número de casos, vamos tomar os próximos passos. Além do superior, vamos autorizar a retomada de cursos preparatórios para OAB e concursos publicos, também autorizados desde que cumpridos os mesmo critérios [das faculdades e universidades]. É uma complementação do protocolo do governo feita pela prefeitura, estamos aderindo e adcionando a possibilidade de funcionamento desses cursos", afirmou Neto durante atividade na Prefeitura-Bairro de Paripe. 

O retorno das faculdades e universidade é facultativo e aquelas instituições que optarem pela retomada das aulas presenciais, só poderão contar com 50% de sua capacidade, além de seguir um rigoroso protocolo sanitário.  

"Nós estamos estabelecendo um série de limites. Só será possível a ocupação de metade da salas de aulas, ocupação máxima de 50%. É um critério inegociável. Metade dos alunos, metade da turma. Nas salas de aula, mesas e cadeiras marcadas, reservadas para cada aluno de maneira que não haja rodízio. Estamos estabelecendo os critério para como deve ser cumprido o procedimento para alunos, funcionários e professores que apresentem sintomas ou que testem positivo para o coronavírus. Caso aluno não consiga usar máscara, não terá condição de retornar agora. Regras de higienização são inegociavéis. Vamos exigir e vamos fiscalizar, a instituição que não se adequar estará sujeita à interdição",reforçou o chefe do executivo de Salvador. 

Neto avalia que muitos espaços de ensino sinalizaram que só devem retorna para realização de aulas práticas, indispensáveis para alguns cursos. Ele pontua que o retorno apenas para essa modalidade poderá ser adotado, e pontua que espaços como laboratórios também poderão ser utilizadas, desde que sejam seguidos todos os protocolos sanitários.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp