Política

Linha Viva: prefeitura responde às críticas

Publicado em 06/11/2012, às 20h08   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)



A “ordem na casa” de João Henrique é não deixar nada passar. Seguindo a orientação expressa do gestor, a secretaria de Comunicação da prefeitura vem respondendo a todas as críticas dirigidas à administração. Nesta terça-feira (6), a reportagem do Bocão News ouviu pessoas que questionam a motivação para construção da via Linha Viva.

Confira na íntegra a resposta da prefeitura

A Linha Viva será construída ao norte da Avenida Paralela, ligando o centro da cidade de Salvador à região do Complexo Viário 2 de Julho, junto ao Aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães. Mais de 85% da área do projeto está situada em área de servidão das linhas de alta tensão da CHESF, onde, por questões de segurança, não pode ter edificações ou vegetação de porte.

Os estudos para transferência de moradores ainda não foram realizados, mas a obra só será iniciada após as realocações estarem pactuadas com as comunidades.

A Linha Viva é uma via expressa estruturante, planejada como uma solução para desafogar o tráfego na Avenida Luis Viana Filho (Paralela) e representa uma nova opção de trajeto não obrigatório. Ela irá beneficiar também, aqueles que continuarem trafegando pela Paralela – em automóveis, coletivos ou veículos de carga.

Estima-se que a nova via irá captar 40% do fluxo de veículos da Paralela. Para percorrer os seus quase 18 quilômetros o motorista levará aproximadamente 15 minutos.

Esse projeto foi apresentado em 2010, e compõe o programa Salvador Capital Mundial. A proposta integra um dos pilares do projeto de mobilidade urbana idealizado pela prefeitura de Salvador, o PROVIA (Programa de Obras Viárias) que, juntamente com RIT (Rede Integrada de Transporte), tem por objetivo resolver os problemas de trânsito e transporte da capital baiana.

A Prefeitura não se furtará em continuar discutindo o assunto com a sociedade. Tanto, que na semana passada, 70 lideranças, representantes de 20 comunidades periféricas de Salvador, participaram de uma apresentação do projeto Linha Viva, na Secretaria Municipal de Transporte e Infra-estrutura. O encontro foi solicitado pelas lideranças e prontamente atendido pelo secretário José Luis Costa.

As informações completas sobre o projeto da Linha Viva, compreendendo o projeto básico, planilhas de quantidades, estimativa de custos, EIA/RIMA, minutas de edital e de contrato de concessão, e os necessários anexos, estão disponíveis no site www.infraestrutura.salvador.ba.gov.br e na sede da Secretaria Municipal de Transporte e Infra-estrutura (Setin), na Rua Agnelo de Brito, 201, Federação.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags