Política

Alba: Otto diz ser favorável a alternância da presidência

Bocão News
Governador em Exercício já presidiu a Casa, mas só um biênio  |   Bnews - Divulgação Bocão News

Publicado em 11/11/2014, às 09h26   Emerson Nunes (Twitter: @emenunes)


FacebookTwitterWhatsApp

O governador em exercício da Bahia, Otto Alencar, presidente do PSD no estado, disse ser a favor da alternância no poder, mas vai manter neutralidade na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia.

“Eu costumo ser grato com quem me apoia. Eu fui presidente da Assembleia em 1995 e 1996, quiseram me reeleger e eu não quis. Vai da cabeça de cada um. Eu respeito a posição de Marcelo Nilo e também a de Alan Sanches, assim como a de Rosemberg Pinto e Isidório. Todos me apoiaram e eu não vou me envolver pedindo votos. Se eu for tomar posição com qualquer um desses estaria sendo ingrato. Na minha cabeça é natural a alternância, mas alguns deputados da minha bancada me perguntaram se tinha problema votar em Marcelo Nilo e eu disse que não. Marcelo me apoiou, não posso comprar briga com alguém que me apoiou”, declarou Otto, em entrevista ao Bocão News.

Mesmo sem a interferência direta do senador eleito, o PSD pretende frustrar o quinto mandato de Marcelo Nilo (PDT) com o lançamento da candidatura do deputado estadual Alan Sanches, presidente da agremiação em Salvador. “Não é porque Marcelo Nilo tem tudo para ganhar que nós vamos dizer amém. Inclusive ele disse que só iria sair candidato se houvesse unanimidade e no momento que existem outras candidaturas já não há o consenso”, declarou Sanches a este site.

Mesmo com a eleição prevista para acontecer apenas em fevereiro de 2014, após a posse do governador eleito, Rui Costa (PT), os candidatos se articulam e conversam nos bastidores da casa. Esta semana Alan Sanches pretende reunir a bancada oposicionista para tentar mostrar a viabilidade da sua candidatura.  “Estamos abrindo um processo de discussão para mostrar aos deputados que existem outros caminhos e outras pessoas que podem contribuir com a Bahia. Nós não estamos falando do quinto mandato, estamos falando do quinto e do sexto. No meio da legislatura ele não vai querer sair porque não tem nada que o obrigue. Estamos falamos de mais quatro anos de Marcelo Nilo”.

Sanches pretende colocar para votar a Proposta de Emenda Constitucional, de autoria do deputado Rosemberg Pinto (PT), que acaba com a reeleição na casa. “Não acho justo que alguém possa defender a reeleição indefinida, até porquê existem limites para eleição de prefeito, governador, presidente da república. Não é fácil uma disputa desequilibrada como essa, qualquer candidato vai encontrar dificuldade”, explicou.

Alan Sanches já foi presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e é considerado o braço direito de Otto Alencar na Assembleia. O PSD elegeu oito deputados e tem a segunda maior bancada da Assembleia, atrás apenas do PT, com onze parlamentares.

O PDT, de Marcelo Nilo elegeu cinco deputados. 

Leia também:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp