Política

Por aproximação, PSDB e Cidadania se reunirão com Lula, Lira e líderes da Câmara; saiba detalhes

Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Reunião com Lula é justificada pelos votos que as siglas fizeram de forma alinhada com o Planalto  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 22/02/2024, às 10h16


FacebookTwitterWhatsApp

Uma reunião de Lula com Arthur Lira (PP) e líderes da Câmara dos Deputados deve acontecer nas próximas horas, no Palácio da Alvorada. Além dos representantes dos partidos que compõem a Esplanada dos Ministérios, o governo convidou representantes do PSDB e do Cidadania. Esse encontro está marcado para acontecer às 19h dessa quinta-feira, dia 22 de fevereiro de 2024, dia da posse de Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal (STF).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

As duas siglas não participarão do encontro, mas as coisas mudaram. Isso porque as legendas votaram com o governo em alguns temas sensíveis ao governo federal. O presidente do PSDB é um defensor ferrenho de trabalhos de oposição à Lula, contudo alguns imporantes quadros se mostraram a favor do presidente nas eleições de 2022. Estes foram os casos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) e o ex-senador Tasso Jereissati. O Cidadania, por outro lado, apesar de ter apoiado Lula nas eleições, tem visto seus quadros se entitularem "independentes" na 'Casa Baixa'. 

Nessa reunião, Lula deve expor aos parlamentares as pautas que são prioridades no Planalto. Entre elas está o regulamento da reforma tributária, os programas para aumentar o acesso ao crédito e os projetos relacionados à transição ecológica. Além desses assuntos, deverá ser priorisada a Medida Provisória (MP) da reoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia e a redução de benefícios do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Este assunto relativo a Perse é o mais delicado de todos, já que possui maior resistência na Câmara.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (21):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp