Política

Posse de Lula terá o triplo de delegações estrangeiras da de Bolsonaro

Ricardo Stuckert/Divulgação
Estarão presentes chefes de estado, de governo e comitivas lideradas por figuras do primeiro escalão  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/Divulgação

Publicado em 26/12/2022, às 14h28   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Faltando apenas seis dias, a posse presidencial de Lula (PT), em Brasília, já conta com quase o triplo de delegações estrangeiras de alto nível confirmadas em comparação com o número verificado na solenidade de Jair Bolsonaro (PL), em janeiro de 2019. 

Segundo a coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo, a organização da posse do petista estima que pelo menos 53 delegações estrangeiras de “alto nível” estejam presentes no próximo dia 1º – compostas por chefes de estado, chefes de governo e ministros.

Há quatro anos, a posse do atual presidente Jair Bolsonaro contou com apenas 18 delegações de alto nível. Acompanharam a posse líderes de direita como o então primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán. Naquele ano, os EUA mandaram o secretário de Estado, Mike Pompeo como representante do governo. 

Agora, a Casa Branca deve enviar uma crítica de Bolsonaro, a secretária do Interior, Deb Haaland.

Devem comparecer à posse, os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, o Rei da Espanha, Filipe VI, além de aliados de esquerda na América do Sul, como os presidentes da Argentina (Alberto Fernández), Colômbia (Gustavo Petro), Chile (Gabriel Boric) e Bolívia (Luis Arce).

Países como China, Cuba, El Salvador e Panamá vão enviar seus vice-presidentes. Outros 120 países deverão estar representados na posse de Lula atrafvés de embaixadores e chefes de Estado. 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp