Política

PP e União Brasil integram 'superbloco' na Câmara; entenda como vai funcionar

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Acordo firmado fará com que seja formado o maior bloco partidário da Casa  |   Bnews - Divulgação Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Publicado em 12/04/2023, às 13h48 - Atualizado às 13h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

PP, União Brasil, PDT, PSB, Solidariedade, Avante, Patriota e a federação Cidadania-PSDB irão formar, com 175 parlamentares, o maior bloco partidário da Câmara dos Deputados.

De acordo com o g1, o acordo entre os partidos foi fechado nesta quarta-feira (12), pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que deve fazer o anúncio ainda hoje.

O chamado “superbloco” é considerado como uma resposta de Lira à formação, no fim de março, do bloco composto pelo MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC, que tem 142 integrantes. Até então, este era o maior da Casa.

Blocos partidários são quando dois ou mais partidos se juntam com o objetivo de atuar conjuntamente no parlamento. O bloco possui líderes em comum e influenciam, por exemplo, na distribuição de cargos e comando de comissões.

Na mira do superbloco, estão as indicações para os colegiados na Casa, inclusive os mistos que analisam medidas provisórias, que agora passam a ser prioridade do grupo do presidente da Câmara.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp