Política

Prefeito de Itabuna lança Mega Mutirão de Saúde

Divulgação
Mega Mutirão vai acontecer entre os dias 13 e 17 de junho  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 25/05/2023, às 16h20


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), lançou nesta quarta-feira (24), o Mega Mutirão de Saúde, que vai acontecer na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso de 13 a 17 de junho com o objetivo de atender mais de 16 mil usuários, de 14 anos ou mais que se encontram na fila de espera da Central de Regulação do SUS.

De acordo com Castro, o objetivo do Mutirão em Saúde é reduzir a demanda reprimida de consultas especializadas, exames diagnósticos e cirurgias eletivas de diversas especialidades no Sistema Único de Saúde (SUS). “Esta será uma das mais relevantes intervenções em larga escala no atendimento em saúde jamais vista na história do município”, disse. 

Os critérios de atendimento no Mutirão inclui ainda pacientes referenciados pelas unidades de saúde, identificados por busca ativa de diagnósticos por incidência e prevalência executada por Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Durante a solenidade de lançamento, que reuniu secretários municipais, vereadores, profissionais de saúde e de imprensa, além de usuários do SUS, o prefeito Augusto Castro destacou o quanto as demandas reprimidas têm impactado negativamente no fluxo do atendimento em saúde não só de Itabuna, mas nos municípios brasileiros.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, definiu a data de lançamento do Mega Mutirão como um dia feliz para o SUS em Itabuna e elogiou a estratégia do prefeito Augusto Castro para minimizar a fila de espera por atendimentos e procedimentos de exames diagnósticos e cirurgias eletivas. “Seria impossível reduzir as demandas num ritmo normal diante da realidade”, afirmou.

“Portanto, com o Mutirão ganharemos um novo fôlego para que possamos reorganizar nossos fluxos e dar maior celeridade nos encaminhamentos, principalmente nos casos que exigem diagnósticos especializados e encaminhamentos cirúrgicos”, disse Lívia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp