Política

Bruno Reis entrega Central de Acessibilidade Comunicacional de Salvador

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A Central de Acessibilidade Comunicacional foi montado para atender às demandas das pessoas com deficiência  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior/BNews
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

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Publicado em 12/03/2024, às 10h37 - Atualizado às 10h52


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A Central de Acessibilidade Comunicacional de Salvador (CACS) será entregue pela Prefeitura na manhã desta terça-feira (12). O local foi montado para atender às demandas das pessoas surdas, com deficiência auditiva e com deficiência visual de forma virtual e em caso de necessidade, presencial.

A CACS fica localizada na Rua Torquato Bahia, nº 22, Ed. Amerino Portugal, Sala 603, Comércio. O pelo prefeito Bruno Reis e o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães são os responsáveis pela entrega.

Os atendimentos serão de serviços públicos municipais e de organizações parceiras referenciadas pela Sempre, através da audiodescrição e libras. Pessoas surdas que necessitarem de atendimento podem solicitar o suporte da central e será atendido por um interprete de libras.

O secretário Júnior deu detalhes ao BNews de como funcionará a Central em relação ao atendimento ao público. “Nós teremos interprete de libras fixo, durante todo o período do ano para atendimento às pessoas surdas e também a audiodescrição para as pessoas com deficiência visual. Então é um grande projeto que vai possibilitar o atendimento nos órgãos públicos de qualidade e eficiência às pessoas surdas e com deficiência visual”, esclareceu.

Questionado sobre o valor investido, o secretário mencionou também as capacitações oferecidas.

“Serão em média R$ 729 mil para um ano de trabalho. Além da oferta dos intérpretes de Libras, nós teremos também uma capacitação de servidores do município, ou seja, o que a gente quer é que na educação, na saúde, na SEMPRE, todos os órgãos públicos, nossos servidores sejam preparados e qualificados para atender as pessoas com deficiência visual e também as pessoas surdas”, afirmou ele.

Magalhães também esclareceu que médicos poderão contar com o atendimento do CACS através de videochamada ou do serviço presencial. “Podemos fazer videochamadas, os intérpretes estão fixos de segunda a sexta durante o período de trabalho e eles vão poder acessar o serviço através de um telefone para fazer uma videochamada, ou caso de necessidade, a gente desloca o profissional para aquele equipamento”.

Por fim, ele falou sobre a importância da capacitação dos servidores públicos. “A gente não consegue ter um profissional em cada órgão público, por isso que é importante a capacitação, treinar nossas equipes de atendimento. Já vamos fazer o treinamento da semana que vem com a Salvamar. Vamos fazer curso de libras para atendimento do Cadúnico, o atendimento na saúde, ou seja, o serviço vai ser agora fixo”, finalizou.

Ainda sobre capacitação e atendimento, o prefeito afirmou que aproximadamente cinco mil pessoas contarão com os serviços da CACS. 

"Esse Centro vai fazer capacitação de 120 pessoas para trabalhar com audiodescrição e 200 para trabalhar com libras por ano. Vamos atender quase 5 mil pessoas da nossa cidade que precisam desse serviço", declarou.

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