Política

Presidente da AL-BA e secretários realizam audiência com índios

Divulgação

Publicado em 28/04/2022, às 18h47    Divulgação    Redação

Neste quarto dia de mobilização indígena, na área externa da Assembleia Legislativa da Bahia, o presidente da Alba, o deputado Adolfo Menezes; o secretário da Serin, Luiz Caetano e Jones Carvalho, representante da Secretaria da Justiça, realizaram uma uma audiência com uma comissão de caciques, cacicas e lideranças indígenas de diversas etnias do estado.

O encontro teve intermediação do deputado estadual Bira Corôa (PT).

Na pauta, a retomada dos diálogos com o poder público para as demandas de Educação, referentes à gestão escolar, equiparação salarial dos docentes indígenas com os não indígenas, a lei de equiparação para adequar ao piso mínimo nacional; demandas na área de Segurança Pública; Saúde; Desenvolvimento Rural; Infraestrutura e outras secretarias e órgãos estaduais.

“Esta reunião foi altamente proveitosa e demonstra a real intenção do governo e compromisso em atender a proposições dos povos tradicionais, assim como a implementação de políticas públicas. Assim, acredito que amanhã, no último dia de acampamento indígena na Alba, possamos comemorar juntos as conquistas”, concluiu o parlamentar.

O petista sugeriu, por parte do estado, assegurar para ainda hoje, o diálogo sobre demandas de urgência direto com as comissões indígenas e com as secretarias e demais órgãos do Estado.

Participam do 4° Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, cerca de 30 povos, que residem em 70 territórios indígenas do estado.

Classificação Indicativa: Livre