Política

Presidente da CPI do MST é acusado de gordofobia contra deputada: "Quer remédio? Hambúrguer?”

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Declaração foi dada durante a sessão desta quinta (3)  |   Bnews - Divulgação Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 03/08/2023, às 12h54


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da CPI do MST, deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), foi acusado de realizar comentários machistas e gordofóbicos direcionados à deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), na sessão desta quinta-feira (3) do colegiado.

Em meio a sua fala, Sâmia Bomfim teve o microfone desativado, Nesse momento, em tom irônico, o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro disparou: "Você quer um calmante ou um hambúrguer para se acalmar?". 

A declaração foi rapidamente alvo de críticas por parte dos demais deputados presentes, que acusaram o presidente da CPI de machismo e gordofobia. As deputadas Talíria Petrone e Fernanda Melchiona, ambas do PSOL, criticaram o comentário de Zucco.

"O senhor é presidente de uma CPI, o senhor não tem vergonha de envergonhar o parlamento brasileiro e atacar mulheres eleitas?", perguntou Petrone."O senhor cale a sua boca porque estou no meio tempo, não me interrompa", emendou. 

Em nota, Sâmia Bomfim condenou a postura do deputado Tenente-Coronel Zucco. Ela disse ainda que a fala desmoraliza a comissão. "Em vez de criminalizar o movimento como eles pretendiam, só tem acumulado episódios de abuso de autoridade e violência política de gênero. Por esse crime, aliás, ambos já respondem a inquérito na PGR e esse fato novo será somado aos autos".

Zucco pediu para que a sua fala fosse retirada das notas taquigráficas. Ele ainda tentou justificar a fala citando ataques anteriores de Sâmia Bomfim, que citou o irmão dele, que faz tratamento contra um câncer, como "investigado pelo Supremo Tribunal Federal".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp