Política

Presidente do México considera “lamentável” eleição de presidente brasileiro no BID

Reprodução/YouTube
O presidente se posicionou depois do pleito e revelou sua revolta pelo nome escolhido  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 21/11/2022, às 16h28   Camila Vieira



A eleição do brasileiro Ilan Goldfajn, de 56 anos, para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) não agradou o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador. Ele se posicionou depois do pleito e classificou como “lamentável”a escolha do nome. Segundo ele, a nova presidência não apresenta nenhuma mudança para a instituição. Goldfajn irá substituir o norte-americano Mauricio Claver-Carone e será o primeiro presidente indicado pelo Brasil a assumir o cargo. oficialização aconteceu nesse domingo (20) pelo Ministério das Relações Exteriores. 

Obrador indicou Gerardo Esquivel, vice-presidente do Banco Central do México, para a presidência do BID, mas teve a indicação derrotada por Goldfajn. “É lamentável que isso continue acontecendo, não há mudanças. A forma de escolher é lamentável. Eles só se preocupam em concordar com os Estados Unidos e manter a linha neoliberal das últimas décadas”, disse o presidente mexicano. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp