Política

Presidente do PCdoB-BA defende federação partidária para "retirar Brasil do buraco"

Reprodução/Câmara dos Deputados
Bnews - Divulgação Reprodução/Câmara dos Deputados

Publicado em 01/02/2022, às 12h53   Victor Pinto e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Titular da Secretaria de Trabalho e Renda (Setre) e presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães, defendeu a formação da federação partidária junto com PT, PSB e PV, que tem sido articulada nos últimos meses.

Em conversa com o BNews nesta terça-feira (1°), o secretário diz que será a oportunidade de se criar um "bloco progressista", o que não foi feito durante a gestão do PT.

"A possibilidade concreta de, pela primeira vez na história do Brasil, formar um bloco progressista para apresentar um programa antineoliberal, com defesa do trabalho, geração de emprego e renda. Foi um dos grandes problemas que ocorreram na nossa experiência como governo, que foi não ter consolidado um bloco para apresentar à sociedade um programa distinto para disputar a hegemonia na sociedade. Acho que a federação cria essa possibilidade", declarou Davidson.

Mesmo reconhecendo que para derrotar o presidente Jair Bolsonaro é preciso ampliar o arco de aliança e se deslocar ao centro, Davidson acredita que as federações também podem incentivar a eleição de uma bacada mais "afinada do ponto de vista político".

"Temos a possibilidade de uma grande bancada, uma bancada mais afinada do ponto de vista político. Claro que a eleição perpassa por precisarmos reconstituir o tecido democrático no Brasil e derrotar Bolsonaro. Isso depende de uma frente política bem mais ampla, mas dentro disso tem conjugações de forças progressistas. Mas é fundamental para retirar o Brasil de onde se encontrar, e a federação deu um passo. Estamos discutindo governança, estatuto, programa, e acho que problemas regionais que se apresentaram estão sendo equacionados, pois, precisamos reconstruir o Brasil", explicou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags