Política

Presidente do PL fala sobre possibilidade de Bolsonaro ficar inelegível

Reprodução/YouTube
O ex-presidente está sendo investigado por ataques ao sistema eleitoral durante a eleição de 2022  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 11/05/2023, às 08h25 - Atualizado às 09h22


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, comentou sobre a possibilidade de Jair Bolsonaro se tornar inelegível. O ex-presidente está sendo investigado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta dos ataques feitos ao sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores em 2022. 

Em entrevista à coluna de Paulo Cappelli no site Metrópoles, o dirigente avalia que caso se torne inelegível, Bolsonaro  “ampliará em 30%" sua capacidade de transferir votos a um aliado. 

“Ninguém pode condenar um ex-presidente da República, deixá-lo inelegível, porque fez um comentário a respeito disso ou daquilo. Se fizerem isso com ele, ele vai aumentar seu poder de transferência (de votos) em 30%. Pode escrever o que estou falando”, disse Valdemar.

“Nós temos que respeitar a posição dos outros, a lei. Todo mundo tem o direito de falar e proceder como quiser, desde que haja respeito. O que não pode é cometer ilegalidade. Qual é a ilegalidade que Bolsonaro cometeu?”, questionou.

Caso seja condenado e se torne inelegível, Bolsonaro analisa apoiar um aliado para a eleição presidencial de 2026. Os principais cotados são o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o de Minas Gerais, Romeu Zema, à Presidência em 2026.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp