Política

PT firma parceria com PL e defende reeleição de Lula

Reprodução/PT
Texto do PT veda apenas apoio a candidaturas identificadas com bolsonarismo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/PT

Publicado em 30/08/2023, às 18h00   Cadastrado por Victória Valentina



O comando petista decidiu, na última segunda-feira (28), não barrar alianças com o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições municipais de 2024. Com a decisão, por apenas dois votos de diferença, o diretório nacional do PT tem permissão de coligação com candidatos do PL nos municípios, desde que apoiem o presidente Lula.

A resolução divulgada nesta quarta-feira (30), no entanto, não cita o PL, limitando-se a proibir apoio a candidaturas identificadas com o bolsonarismo. As informações são do Folha de S. Paulo.

"É vedado apoio a candidatos e candidatas identificados com o projeto bolsonarista", diz o documento.

A redação foi votada no diretório petista, tendo sido aprovada por 29 votos contra 27, tendo como base um texto apresentado pela corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), tendência majoritária integrada por Lula.

De acordo com o secretário de comunicação do PT, o deputado federal Jilmar Tatto (SP), não há impeditivo em relação ao PL, apenas ao projeto bolsonarista. "Se o candidato a prefeito declarar que estará conosco em 2026, mesmo estando no PL, é permitido [aliar-se]".

Além disso, a resolução do Partido dos Trabalhadores também defende explicitamente a reeleição de Lula. Segundo o documento,  "as eleições municipais de 2024 demarcam um momento estratégico para a construção de uma sólida aliança popular e democrática que promova a recondução do governo Lula em 2026".

Durante campanha no ano passado, o próprio Lula rechaçou a hipótese de reeleição. No entanto, após a vitória, setores do governo passaram a defender a nova candidatura do atual presidente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp