Política

Quantidade de denúncias por bloqueios de estradas impressiona; saiba quantas

Reprodução/ Vídeo
Ao todo foram registrados mais de 300 bloqueios em estradas de 25 estados e no Distrito Federal  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Vídeo

Publicado em 12/03/2023, às 11h49   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

Horas após o resultado das eleições presidenciais em 30 de outubro de 2022, caminhoneiros iniciaram protestou em todo o país por não aceitarem a vitória do presidente Lula (PT). De lá para cá, quatro meses de passaram e a quantidade de denúncias contra os organizadores do ato impressiona.

Ao todo foram registrados mais de 300 bloqueios em estradas de 25 estados e no Distrito Federal. Na época, O superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alexandre Carlos de Souza e Silva, recebeu do Ministério Público Federal (MPF) a solicitação de cópia dos 61 autos de infração até 31 de outubro, e de futuros autos que possam vir a ser expedidos, referentes às manifestações que bloquearam estradas federais no estado do Rio de Janeiro após 30 de outubro.

Encaminhado por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), o ofício também pede informações sobre eventuais ações e cronograma adotados para prevenir novos bloqueios das rodovias federais pelo menos até o próximo dia 15 de novembro.

Segundo informações do Uol, apesar dos transtornos causados pelos bloqueios, em quatro meses, o MPF só fez duas denúncias criminais contra os responsáveis pelas interdições, uma em Mato Grosso do Sul e outra em Rondônia.

Juristas consultados pela reportagem avaliam que as paralisações, apesar de ilegais, não foram necessariamente criminosas. O crime, segundo eles, só ocorreria em situações específicas, como o uso de violência no bloqueio. Mas alguns episódios desse tipo, que envolveram tiroteios e incêndio de veículos, ainda não foram alvo de denúncia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp