Política

Roberto Freire é afastado da presidência nacional do Cidadania

Divulgação
Decisão foi tomada em reunião do diretório nacional do partido, realizada neste sábado (9)  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 09/09/2023, às 13h55 - Atualizado às 14h46


FacebookTwitterWhatsApp

O diretório nacional do Cidadania aprovou neste sábado o afastamento de Roberto Freire da presidência nacional do partido. Ele será substituído por Plínio Comte Bittencourt, líder da sigla no Rio de Janeiro. 

Ao BNews, o vereador Joceval Rodrigues, filiado ao Cidadania, explicou que na reunião deste sábado (9) foram apresentados dois pedidos. O primeiro, de autoria de Wober Júnior – presidente da legenda no Rio Grande do Norte -, que propunha a mudança no diretório nacional do partido. A solicitação foi aprovada por 67 votos a 29.

A segunda proposta foi apresentada pelo próprio Roberto Freire, solicitando o seu afastamento da presidência nacional do Cidadania, o que foi rejeitado por unanimidade. “O diretório entendeu que a licença enfraqueceria o partido”, disse o vereador.  

Além de Freire, outro nome que deixa o diretório do secretário do partido, Daniel Coelho. Para o cargo foi escolhida Ana Stela Alves de Lima (SP).

Nos bastidores, circula a informação de que o pedido de licença apresentado por Freire ocorreu pelos recentes desgastes dele à frente do Cidadania, o que o fez perder espaço dentro do partido. O principal deles seria uma eventual aproximação do partido com o governo do presidente Lula (PT), o que desagradava o então mandatário da sigla.

Além disso, Freire realizou uma série de intervenções em diretórios em todo o Brasil, entre eles o da Bahia, que havia tentado uma aproximação com o atual governo de Jerônimo Rodrigues (PT).

Outro ponto que teria aumentado o desgaste de Freire foi a federação entre o Cidadania e o PSBD, o que teria enfraquecido o partido após a perda de alguns quadros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp