Política

Hospital Espanhol: Robinson Almeida rechaça problemas com comunidade espanhola; entenda a polêmica

Divulgação / PT
Deputado Federal conversou com o BNews após polêmica sobre a mudança no nome de um hospital de Salvador  |   Bnews - Divulgação Divulgação / PT
Henrique Brinco e Tácio Caldas

por Henrique Brinco e Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 19/08/2023, às 10h51 - Atualizado às 11h25


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Robinson Almeida (PT) esteve envolvido em uma discussão polêmica na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O parlamentar se uniu ao deputado Júnior Muniz (PT) para rebater as críticas do oposicionista Alan Sanches (UB), líder do partido na Casa, sobre a mudança no nome do antigo Hospital Espanhol para 2 de Julho. A discussão aconteceu na última quarta-feira (16).

Na ocasião o líder do União Brasil afirmou que 'o governo do estado “deu uma barrigada” ao escolher para o hospital'. Isso porque, segundo ele, o nome Hospital 2 de Julho já existe, é localizado no bairro de São Marcos, em Salvador, e é de propriedade de um médico atuante na capital baiana.

A situação foi rebatida pelos deputados petistas, que disseram que esperavam resolver a situação da regulação e também compararam com as mudanças nos nomes de diversos prédios públicos em favor de políticos e autoridades da base alinhada de Sanches.

Em conversa com o BNews, Robinson informou que essa alteração na nomenclatura do hospital não representa uma ofensiva à comunidade espanhola estabelecida na Bahia e em Salvador.

"A mudança do nome do hospital não significa nenhum desmerecimento à comunidade espanhola na Bahia. Todos nós somos gratos aos serviços privados prestados pelo então Hospital Espanhol durante décadas. Infelizmente, o equipamento não teve solução de continuidade e fechou no início desse século.
Depois de comprado o prédio pelo governo da Bahia, o hospital se tornou 100% SUS, público e gratuito, inaugurando uma nova era", declarou o parlamentar.

O deputado ainda esclareceu que a proposta de renomeação do hospital não teria nada a ver com as indicações feitas pelo oposicionista Alan Sanches, mas que seria sim uma homenagem ao 'bicentenário da independência do Brasil na Bahia'.

"Para marcar esse novo momento, propus, por meio de indicação parlamentar, aceita pelo governo, e a unidade passou a se chamar Hospital Estadual 2 de Julho. Uma homenagem ao bicentenário da independência do Brasil na Bahia, comemorado nesse ano", finalizou Robinson Almeida.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (18):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp