Política

Robinson Almeida sai em defesa da proposta de reajuste do Estado a servidores; saiba o que ele disse

Joilson César / BNews
Robinson Almeida destacou que o servidor “quer, precisa e merece mais”  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 16/05/2023, às 15h58   Yuri Abreu e Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado Robinson Almeida (PT) saiu em defesa do conjunto de projetos de lei encaminhados por Jerônimo Rodrigues (PT) para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e que apresenta propostas que envolvem benefícios – como reajuste salarial, entre outros – para valorização dos servidores da Educação, Saúde e Segurança Pública.

“O governador, de forma inédita, no primeiro ano do seu mandato, deu um reajuste que, na média é 10,5%, quando você pega o impacto na folha de salários de 2022 com 2023. Além disso, o governador atendeu diversas categorias de sindicatos em conversação na Serin para discutir as pautas especificas”, pontuou o parlamentar em conversa com a imprensa nesta terça-feira (16).

Robinson Almeida destacou que o servidor “quer, precisa e merece mais”, porém o governador “tem que ter a responsabilidade de não deixar o servidor sem aumento”.

Mas não deixar o povo sem assistência de saúde, segurança, sem construir estradas, sem ampliação da rede de abastecimento de água. [...] o governador agiu de forma responsável provocando um impacto de cerca de 3 bilhões de reais no orçamento do estado com essa sua política de valorização do servidor”, completou.

Além do reajuste linear que beneficia todas as carreiras da administração direta e indireta, com a aprovação dos projetos, servidores da Educação, Saúde e Segurança Pública terão ainda acesso a ampliações em diferentes tipos de gratificações, promoções e reajustes salariais específicos.

Com os projetos aprovados, serão mais de R$ 1,3 bilhão investidos em reajuste e promoções salariais dos servidores públicos baianos somente em 2023. O reajuste linear, de 4%, irá beneficiar cerca de 270 mil pessoas, incluindo servidores ativos, ocupantes de cargo em comissão, profissionais REDA, aposentados e pensionistas.

Também de forma ampla, um reajuste complementar de 2,53% será concedido aos profissionais de carreiras com vencimento básico abaixo do salário-mínimo, a ser pago com valores retroativos a março. Essa medida beneficia 22 mil servidores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp