Política

Rosemberg Pinto diz que membros do conselho de Ética deverão ser indicados nesta terça

Imagem Rosemberg Pinto diz que membros do conselho de Ética deverão ser indicados nesta terça
Colegiado deve deliberar sobre mandato de Binho Galinha, investigado por diversos crimes  |   Bnews - Divulgação
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 01/04/2024, às 21h14


FacebookTwitterWhatsApp

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto (PT), revelou que nesta terça deve indicar integrantes para compor o Conselho de Ética. O presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), quer agilizar a instalação do colegiado.

O motivo da pressa do pessedista é dar resposta ao Ministério Público, que notificou a Assembleia a se posicionar sobre a investigação criminal contra o deputado Binho Galinha (PRD). Apenas o Conselho de Erica tem prerrogativa para cassar mandatos ou sinalizar outra penalidade, como suspensão ou advertência.

Quase quatro meses após a deflagração da Operação El Patron, cujo alvo foi o deputado Binho Galinha, apenas a oposição, por meio do líder Alan Sanches (União Brasil), indicou os deputados para compor o conselho de ética.

Para membros titulares os indicados são Sandro Régis (União Brasil), Samuel Júnior (Republicanos) e Tiago Correia (PSDB). A suplência ficou com os deputados Robinho (União Brasil), Emerson Penalva (PDT) e Kátia Oliveira (União Brasil).

Em conversa com o BNews, Rosemberg negou que a instalação do Conselho esteja condicionada a investigar Binho Galinha. Para ele, o Ministério Público é o órgão que deve investigar e oferecer a denúncia à Justiça.

Sobre a instalação, ele jogou a bola para Adolfo Menezes. “Quem define isso é o presidente. Gostaria que fosse  eu, mas é não é”, disse rindo. Lembrando que é desejo do petista presidir o Legislativo estadual.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp