Política

Rui Costa abre o jogo sobre negociação com o Centrão

Joilson César/BNews
Rui já tinha revelado que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deseja contar com o PP e o Republicanos na Esplanada dos Ministérios  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 21/08/2023, às 11h12   Daniel Serrano e Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), abriu o jogo sobre as negociações do Governo Lula com partidos do Centrão, como PP e Republicanos, com o objetivo de atraí-los para a base petista.

Atualmente, o Centrão tem cobiçado o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), mas as chances do presidente Lula entregar a pasta ao grupo são mínimas. 

Rui, que já tinha revelado que o Governo deseja contar com ambos partidos na Esplanada dos Ministérios, rechaçou qualquer participação na articulação política. “O principal e único articular do Governo é o ministro Alexandre Padilha. Eu não faço articulação política. Não fiz, não faço e não farei. Essa não é minha função e sim das Relações Institucionais. A Casa Civil está com a gerência dos projetos do Governo Federal e vai dialogar com o Congresso sobre aquilo que for interface dos projetos”, disse.

o PP vem insistindo em assumir um ministério importante, como o de Desenvolvimento Social e  indicar o presidente da Caixa Econômica Federal. Para os cargos, o partido deseja indicar André Fufuca para o ministério e Margarethe Coelho para a presidência do banco.

No entanto, durante reunião com integrantes da pasta, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, aproveitou para mandar um recado ao Centrão, afirmando que a pasta é o coração do governo Lula. "O coração do governo, a menina dos olhos do Lula está aqui. Onde estão todos os programas e políticas públicas que mais podem ajudar o Brasil a sair da pobreza”, disse.

Já o Republicanos pode ocupar o Ministério do Esporte e um cargo no segundo escalão do governo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp