Política

Rui Costa causa polêmica ao fazer afirmação sobre a Funasa; saiba mais

Joilson César/BNews
Declaração do petista vai na contramão do que o Planalto propõe e causa polêmica  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 06/02/2023, às 11h44   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-governador da Bahia e atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), causou polêmica ao seguir na contramão do Palácio do Planalto e afirmar que o Governo não pretende recriar a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Como justificativa, Rui disse que o órgão tinha “perfil de execução ineficiente” e os funcionários concursados serão reaproveitados em outras funções. “A Funasa está extinta na MP e as funções de saneamento vão ser tocadas pelo Ministério das Cidades. As funções de saúde já haviam sido transferidas para o Ministério da Saúde. É uma fundação que ao longo dos anos perdeu capacidade de execução”, disse em entrevista à Globo News.

A afirmação de Rui Costa caiu como uma bomba no Senado, uma vez que a recriação da Funasa foi uma promessa do Planalto para conquistar o apoio dos senadores para a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD) para a Presidência da Casa.

A Funasa foi extinta no dia 02 de janeiro, através de medida provisória assinada pelo presidente Lula (PT).  As atividades de vigilância em saúde e ambiente permaneceriam sob o comando do Ministério da Saúde, chefiado por Nísia Trindade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp