Saúde

Secretários pedem criação de Fundo Nacional Emergencial para combater Aedes Aegy

Publicado em 20/11/2015, às 17h20   Tamirys Machado (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Os secretários estaduais de Saúde do Nordeste entregaram, nesta sexta-feira (20), ao ministro da Saúde, Marcelo Castro uma pauta de ações para combater o Aedes Aegypti e os vírus transmitidos pelo mosquito. Só na região do nordeste nos últimos três meses foram registrados quase 400 casos de microcefalia, má formação nos bebês com sequelas irreversíveis.

O surto está associado ao Zika Vírus, porém, segundo o ministro, ainda não há certeza da relação. "Há uma hipótese que o aumento nos casos foi causado pelo Zika Vírus, mas não temos experiência internacional que respalde essa conclusão, porém, é uma hipótese fortalecida", disse. Entre as pautas entregues, está a criação de um Fundo Nacional Emergencial. Indagado se o Ministério da Saúde têm verba para criar esse Fundo, já que o ex - ministro Arthur Chioro declarou que a Saúde poderia entrar em colapso por falta de verba, o atual ministro garantiu que tem recursos. "É uma boa ideia criar o Fundo, precisamos estabelecer a prioridade e se colocarmos como prioridade, terá recurso,” disse ao Bocão News.  

Só na Bahia, conforme o secretário de Saúde Fábio Vilas Boas, foram notificamos 14 casos de Microcefalia. "Solicitamos recursos ao Ministério da Saúde e vamos juntos criar um grande plano nacional de combate aos vírus Chikununya e Zica" ressaltou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp